A divulgação é a peça chave do negócio.

Conceito de panfletagem

02/05/2011 15:15

 Panfletagem

 

Podemos definir a panfletagem, como o meio de divulgação mais barato e de maior retorno.

A abordagem direta, o protótipo do produto indo ao encontro do consumidor, faz com que o investimento neste tipo de mídia seja lucrativo e eficiente.

Tomaremos como base os dados abaixo;

 

 Considerando um Bairro A, com 10.000 habitantes, e entregarmos nesta região, 1.500 panfletos, mão a mão, estaremos atingindo 13% dos possíveis clientes.

Pode parecer pouco, diante dos outros 87% não atingidos, mas se levarmos em consideração que estamos falando de um número de cobertura diária de trabalho, com certeza, este dado é muito relevante.

Ainda estatisticamente falando, se imagimarmos que desses 13%, ou seja, dos 1.500 panfletos entregues, uma pequena parcela realmente se interesse por seu produto, teremos, hipoteticamente falando;

 


  • 1.500 Panfletos Entregues
  • 1.000 Pessoas ignoraram o produto
  • 500 Pessoas gostaram e compraram o produto

 

Se analisarmos os dados de forma lógica, perceberemos que apenas 1/3 do publico alvo consumiu o produto, mas se avaliarmos todos os aspectos envolvidos, logo perceberemos a diferença.

 

 

  • Confecção de 1.500 panfletos- +/-R$ 200,00 (dado ficticio)
  • Retorno lucrativo dos 500 clientes que conferiram e compraram a oferta R$ 15.000

 

O valor arrecadado cobre os 1.000 panfletos de  clientes que não aproveitaram a oferta.

E não é difícil de saber que não resolveria entregar então, somente 500 panfletos, pois desta quantia, poderíamos ter apenas 1/3 consumindo.

 

Agora pense se ao invés de investir em panfletagem, optasse por anúncios de jornais.

 

  • Preço médio, para divulgação simples, sem muitas linhas de descrição- Em média R$ 500,00 sendo que este, pode sair em apenas uma edição, e no máximo em 5.
  • Para o cliente ver sua oferta, seu produto, é necessário que ele compre o jornal, e estes fatores estão relacionados à:

 

Ø      Preferência do cliente pelo Jornal

Ø      Disponibilidade de ir à página de anúncios

Ø      Preferência por ler notícias por outros meios, como Internet

Ø      Falta de interesse em ler outros assuntos, que não sejam notícia

 

Eis alguns fatores que podem influenciam no retorno de sua loja.

 

Outros meios de divulgação, envolvem fatores que nem sempre estão ligados somente à seu produto. Verificamos isso em anúncios de jornais, revistas,televisões, etc, pois além de necessitar do interesse do público pelo seu produto, ainda terá que haver o interesse do mesmo nesses meios optados, que podem ser alterados, por tratar-se de um jornal sem credibilidade, de uma emissora de baixa audiência, de uma revista de alto custo de aquisição, etc.

 

Agora, sendo pratico, econômico e direto, você tem a oportunidade de ir ao encontro de seus clientes, de levar sua marca, seu produto até ele, e não exigir que haja um intermédio entre: PRODUTO X CLIENTE X LUCRO

 

Quanto mais barreiras houver para que o consumidor tenha acesso às informações de seu produto, mais difícil será o retorno e a popularização.

 

Uma panfletagem bem feita visa:

 

ü      Ética

ü      Compromisso

ü      Respeito

ü      Padronização dos envolvidos, com uniformes e treinamento adequado

ü      Zelo com os envolvidos no trabalho, a fim de que haja estimulo

ü      Cuidado com o meio ambiente e possíveis itens que possam ser descartados

ü      Técnicas de abordagem, correta e educada

ü      Entre outros fatores.

 

É primordial ter um mapeamento de toda a extensão à ser trabalhada, com informações que facilitarão o trabalho.

Faz-se necessário ter uma tabela, que demonstre a quantidade de panfletos que cobrem determinada região, assim, como o catálogo de endereços comerciais e edifícios.

 

 

Voltar

Pesquisar no site

© 2011 Todos os direitos reservados.